30 julho, 2012

#Deporesultado: Volta a Lagoa

A prova da Volta a Lagoa teve um gostinho especial. Foi a minha estreia na modalidade de Revezamento. A corrida aconteceu neste domingo, na Lagoa da Conceição - região leste da ilha de Florianópolis. Pra quem não sabe, a Corrida de revezamento é uma prova esportiva em que se revezam os corredores de uma mesma equipe. Neste caso a dobradinha foi entre a Claudia e eu. Fizemos o percurso de 10k em pouco menos de uma hora, ficando na 19ª colocação de 47 duplas. O resultado oficial ainda não foi divulgado.

Relato - Chegamos na Lagoa às 08h e logo fomos nos abrigar (a manhã deste domingo amanheceu fria e com muito vento). Pudemos perceber que não éramos só nós "encarangadas". A turminha do Loucos por Corrida também estava "encolhida" de agasalho. Definido o percurso que cada uma ia fazer, fomos atrás de um transporte que nos levasse até o ponto de transição. Por sorte, conseguimos uma carona com a kombi do staff, que levou a Claudia.
A largada teve um pouco de atraso, mas já batia um sol tímido. O percurso saía de frente da Academia Powerfit passando em direção as Rendeiras e entrando no Canto da Lagoa. Para quem fez a prova nos anos anteriores já sabia que teria a famosa subida do Morro do Badejo. Não me pilhei muito nisso e fui curtindo a paisagem. Como era a minha primeira corrida no leste da ilha tudo era muito novo. E correr em percurso diferente é sempre mais prazeroso. Fui monitorando o meu ritmo em todo trajeto. Fiquei feliz em ver marca de quilometragem a cada km. Consegui fazer 5,7km no tempo de 29' e uns quebrados, com pace médio de 5:15.
Quando cheguei no ponto de transição, a Claudia estava lá me esperando e entreguei a pulseira do revezamento. Tudo muito rápido. Lá mesmo, encontrei a Marta (que tbem fez a prova em dupla) e conseguimos uma carona. Um simpático casal nos levou até linha de chegada. Antes, conseguimos parar e registrar algumas fotos (detalhe para Claudia "pulando" logo após a subida do morro).
No pórtico de chegada, muita fruta e risada com os corredores. A parte de confraternização pós-corrida é sempre um destaque a parte. Um agradecimento ao Eduardo Hanada pelas fotos (as três primeiras são crédito dele). Muitas vezes, o papo é tão bom que esquecemos de bater as fotografias. E, infelizmente, não consegui encontrar alguns amigos para registro depois, como é o caso do Cleber, do Diego, da Marta e tantos outros.
(aguardando a saída da kombi)
 

 ("Loucos" de frio)

 (a dupla dinâmica)

 (Claudia saltitante no 2º trecho)

(já com a medalha, com Egomar, Eduardo José Legal, Eduardo Hanada e Claudia)

(com Mário e Sebastião)

 (com Juliana e Guilherme)


Ponto positivo: A medalha era diferenciada dos vencedores para os concluintes. Ganhava medalha personalizada os cinco primeiros na geral (masc/fem/dupla) além do troféu e alguns brindes. Havia marcação de quilometragem e água em abundância.

Ponto negativo: Atraso na largada e na premiação. A camiseta do kit era de algodão (presente pra mãe).

Um abraço e boas corridas!!

26 julho, 2012

Mudança de hábito

Há quem goste e até troque os dias de chuva e frio para ir até elas. Mas, definitivamente, a esteira deixou de ser a minha praia.

Quando comecei a correr eu fazia três treinos na esteira e um na rua. Achava difícil correr no asfalto. Gostava de saber que me equilibrava naquela lona e percorria o tempo leve e feliz. Hoje sei que muito se deve ao fato de que naquela época eu era uma iniciante no esporte. Corria por minutos e não por quilômetros. Correr 10, 15, 20 minutos na esteira me satisfazia.

Como as coisas mudam - Esta segunda-feira fui à academia e voltei intrigada. Fazia semanas que não corria no estilo hamster. Notei que correr 6k na esteira foram mais difíceis do que correr 15k no último longão. Achei monótono, meio incomodo e triste. Percebi que a esteira não era mais pra mim. A rua tinha me viciado. A sensação de estar livre, ter a paisagem como companhia e poder medir o seu próprio ritmo é tudo. 

Hoje faço todos os meus treinos na rua. Pode ser treinos de ritmo, fartlek e longões. Pode estar ventando, com sol ou com chuva. A rua ainda é mais confortável. Sei que é uma opinião pessoal e ainda existe muita gente correndo em academias.

Mas, e vocês, preferem a rua ou a esteira?

(foto: Getty Images)

Forte abraço e boas corridas!!

23 julho, 2012

Tomar Leite faz bem

Não é de hoje que percebo um leve desconforto enquanto corro, logo após consumir uma xícara de leite. Seja o leite misturado com café ou mesmo com achocolatado. Percebi que preciso de pelo menos um intervalo de duas horas para não ter inchaço abdominal ou mesmo a sensação de arroto na corrida. Na viagem deste final de semana tive a oportunidade de consumir leite de baixa lactose. Notei como me senti mais leve. Corri uma hora depois do café da manhã e estava ótima.

A bebida de baixa lactose é o leite de vaca comum, porém passa por um processo de ‘quebra’da lactose em dois outros açúcares (glicose e galactose) de mais fácil digestão, os quais podem ser consumidos por pessoas que têm intolerância à lactose. Diante da experiência, decidi que vou consumir apenas este tipo de leite nas próximas semanas. Vou observar se o mal-estar desaparece durante os treinos. Localizei uma reportagem na O2 por minuto que fala das propriedades do leite com a corrida e indica quando devemos beber leite. Fica a dica de leitura.

Antes ou depois do treino?Pela dificuldade na digestão, o corredor deve preferir o consumo do leite após o treino. “Mas, mesmo assim, o consumo de uma xícara de chá de leite desnatado duas horas antes do treino não atrapalha a performance. Além disso, o corredor deve priorizar o consumo do leite em sua versão desnatada no dia anterior ao exercício e nas refeições após o treino também”, diz Paula Crook, nutricionista da Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição, e ainda ressalta que, após a corrida, é preciso consumir carboidrato presente nos pães, biscoitos, arroz, macarrão, bebidas isotônicas e géis de carboidrato. O leite não substitui este nutriente.

Um estudo, publicado na American Journal of Clinical Nutrition, analisou a formação de massa muscular de atletas homens que consumiram leite ou uma bebida à base de soja logo após o treinamento de musculação. As duas bebidas possuíam 18 g de proteína, e o leite promoveu formação de massa muscular maior do que da bebida à base de proteína de soja.  “O que o estudo quer dizer é que as proteínas presentes no leite são digeridas rapidamente e podem estimular a hipertrofia muscular, ou seja, o ganho de massa. Em contrapartida, a caseína, um tipo de proteína, também presente no leite, é de lenta digestão e parece não exercer efeito na hipertrofia muscular, mas pode auxiliar na prevenção de perda de massa muscular”, complementa Cibele Crispim, nutricionista da RGNutri Consultoria Nutricional.

*** 

Gente, volte para acrescentar uma informação.
Me consultei ontem com endocrinologista que me orientou a trocar o leite comum (integral/semi/desnatado) pelo leite sem lactose. Mesmo que eu não seja diabética (e tenha dificuldade para digerir) ou intolerante a lactose, a indicação do leite é porque ele é mais saudável e mantém as propriedades para dieta alimentar diária. Mas a dica de tomar depois da corrida fica valendo. Antes, só se for com horas de antecedência. 
Forte abraço e boas corridas!! 

20 julho, 2012

De malas prontas

  (Pousada Casa Antiga)


Difícil achar alguém que não goste de viajar. Que não goste de colocar o pé na estrada por lugares novos ou mesmo já conhecidos. O fato de sair de casa sem olhar o relógio, só curtindo a paisagem, me agrada muito. E nesta vibe, hoje estou fechando minhas malas a caminho de Campo Alegre, município do planalto norte catarinense, bem no topo da Serra Dona Fracisca. A cidade fica situada a 232 km de Florianópolis e 900m de altitude.
Estou viajando para pegar frio. A temperatura desta semana não passou de 7 graus ao meio-dia. Mas estou indo muito feliz. Não esqueci minhas camisetas manga-longas, meu gorro, meu manguito e legging. Afinal, passeio tem tudo a ver com corrida. Como tenho familiares por lá (conheça a Pousada Casa Antiga, de propriedade da minha tia), vou ficar hospedada na casa deles e vou conseguir manter os meus treinos - principalmente o longão de sábado. Entre uma cuca, um pinhão e uma carne de ovelha, quem sabe um passeio de cavalo, vou trotando pelo campo.kkk

(Mirante da Serra Dona Francisca)       

Quer conhecer mais sobre a cidade de Campo Alegre, acesse o site da prefeitura municipal e veja os atrativos.


Ah! Quase ia esquecendo: Feliz Dia do Amigo pra você.

Forte abraço e boas corridas!!

Algumas fotinhos da viagem deste final de semana maravilhoso!!!



 

19 julho, 2012

#Eu vou - Volta a Lagoa da Conceição

Dia 29 de julho acontece a Volta a Lagoa da Conceição. Uma corrida rústica num dos principais cartões postais da ilha de Florianópolis. O percurso é de 10K num cenário belíssimo. A prova faz parte do calendário da ACORSJ - Associação de Corredores de Rua de São José.
Decidi fazer esta prova meio em cima da hora, uma vez que vou estar ausente de algumas corridas do calendário daqui pra frente. Mas estou bastante empolgada. É que é a primeira vez que vou fazer na Categoria Revezamento. Ao invés de correr sozinha os 10k, convidei uma amiga para fazer dupla comigo. Cada uma vai fazer 5k. Como nunca corri em dupla acredito que  vai ser muito bacana esta experiência. Se correr sozinha já é show, imagina com uma amiga. E principalmente se ela está começando neste mundo corrida. A Claudia é uma amiga que conheci na corrida da Pinheira no início do ano. E de lá pra cá sempre trocamos figurinhas. Tem uma fotinho nossa na Corrida Pedra Branca (abaixo).

Para quem se interessou em participar, o valor da inscrição é de R$ 40 e dá direito a camiseta e número de peito. Para participar tem que entrar no site da ACORSJ e preencher a ficha. No dia do evento também serão aceitas inscrições, mas estas no valor de R$ 50.

Haverá premiação nas categorias individual, duplas e pela faixa etária (de 5 em 5 anos). A largada da prova acontece em frente a Academia PowerFit, a partir das 9 horas da  manhã. Mais informações aqui

17 julho, 2012

Tempo perdido

É fato que cada minuto que passa deixa o tempo para trás. Por isso, procuro viver intensamente o presente. E, se possível, levar a vida mais na esportiva (literalmente), sem muito apego material e me contaminando de coisas negativas. Evito deixar pra depois, - pode ser tarde demais. Adiar um treino, uma corrida por quê? Afinal isso me faz feliz. Acima de resultados, tempos e performance, gosto mesmo é de estar correndo na rua. 
"Não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo. Temos todo o tempo do mundo..."
Esta última parte é parafraseada do Renato Russo, da música Tempo Perdido , que me fez refletir bastante. Fica a dica do som.

Abraço e bons treinos!!

16 julho, 2012

Jogos Olímpicos de Londres: tá quase na hora


Falta pouco mais de uma semana para corrermos da rua para frente da televisão. Tá quase na hora de descobrirmos quem é o corredor mais rápido, quem é o detentor do salto mais alto ou distante, e quem será o primeiro a cruzar a linha de chegada após todo percurso da maratona. O atletismo guarda essas e outras emocionantes modalidades que estão presentes nas Olimpíadas de Londres. 

Os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012 (http://www.london2012.com/athletics/) serão realizados em Londres, na Inglaterra, no período de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. O Calendário do Atletismo nos Jogos Olímpicos acontece de 3 a 12 de agosto. O Brasil terá 36 atletas na disputa do atletismo nas Olimpíadas, entre eles um catarinense. Confira a listagem completa e suas modalidades:

Masculino
Bruno Lins Tenório de Barros (SC) – 200 m e 4×100 m
Aldemir Gomes da Silva Junior (RJ) – 200 m e 4×100 m
Sandro Ricardo Rodrigues Viana (SP) – 200 m e 4×100 m
Carlos Roberto Pio de Moraes Junior (SP) – 4×100 m
Nilson de Oliveira André (SP) – 4×100 m
José Carlos Gomes Moreira (PR) – 4×100 m
Fabiano Peçanha (SP) – 800 m
Kleberson Davide (SP) – 800 m
Mauro Vinicius Hilário Lourenço da Silva (SP) – Salto em distância
Jonathan Henrique Silva (SP) – Salto triplo
Guilherme Henrique Cobbo (SP) – Salto em altura
Fabio Gomes da Silva (SP) – Salto com vara
Ronald Odair de Oliveira Julião (SP) – Lançamento do disco
Luiz Alberto Cardoso de Araujo (SP) – Decatlo
Caio Oliveira de Sena Bonfim (DF) – 20 km marcha
Marilson Gomes dos Santos (SP) – Maratona
Paulo Roberto de Almeida Paula (MG) – Maratona
Franck Caldeira de Almeida (SP) – Maratona

Feminino
Rosangela Cristina Oliveira Santos (RJ) – 100 m e 4×100 m
Ana Claudia Lemos da Silva (SP) – 200 m e 4×100 m
Franciela das Graças Krasucki (SP) – 4×100 m
Evelyn Carolina de Oliveira dos Santos (SP) – 4×100 m
Tamiris de Liz (SC) – 4×100 m
Vanda Ferreira Gomes (SP) – 4×100 m
Geisa Aparecida Muniz Coutinho (SP) – 4×400 m
Joelma das Neves Souza (SP) – 4×400 m
Jailma Sales de Lima (SP) – 4×400 m
Lucimar Teodoro (SP) – 4×400 m
Aline Leone dos Santos (SP) – 4×400 m
Fabiana de Almeida Murer (SP) – Salto com vara
Maurren Higa Maggi (SP) – Salto em distância
Keila da Silva Costa (SP) – Salto triplo
Geisa Rafaela Arcanjo (SP) – Arremesso do peso
Andressa Oliveira de Morais (SP) – Lançamento do disco
Laila Ferrer e Silva (SP) – Lançamento do dardo
Adriana Aparecida da Silva (SP) – Maratona.

A competição tem transmissão exclusiva em tv aberta pela Rede Record e nos canais de tv por assinatura Sportv (com quatro canais), ESPN (três canais) e Bandsports e Bandnews. 

Um pouco mais sobre o Atletismo

Nas competições oficiais as corridas se dividem em curta distância (até os 400 metros), média distância (de 800 metros a 1.500 metros) e longa distância (acima de 5.000 metros). As corridas também podem ser divididas por obstáculos ou sem obstáculos.

Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas com oito rais de 1,25 metro cada. Os atletas permanecem nas raias nas corridas de curta distância, mas não precisam permanecer nelas nas corridas de longa distância. Para as corridas com obstáculos são colocadas 10 barreiras de 1m para os homens e 80cm para as mulheres. O atleta não é desclassificado se derrubá-las.

São modalidades combinadas as competições esportivas que unem duas modalidades com o objetivo de consagrar um atleta mais completo. Os vencedores da competição são aqueles que somarem mais pontos nas modalidades. São oficiais as seguintes competições:
Declato - competição de dez provas em dois dias, exclusivas para os homens. No primeiro dia são realizadas as provas de 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos. No segundo dia as provas de 110 metros com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1500 metros rasos.
Heptatlo - competição de sete provas (100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, arremesso de dardo e 800 metros rasos, nesta sequência) em dois dias consecutivos, exclusivas para as mulheres. No primeiro dia são realizadas quatro provas e no segundo três.

Fonte: Federação Internacional de Atletismo - www.iaaf.org  

12 julho, 2012

6ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu


Já estão abertas as inscrições para a sexta edição da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu SESC-PR, que será realizada no dia 30 de setembro. A competição traz novidades aos participantes, que podem optar pela prova tradicional de 42,195km, pela corrida de revezamento em duplas masculina, feminina, mista ou Atleta com Deficiência (AcD), e pela prova dos 11,5km, que ocorre no Parque Nacional do Iguaçu.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de setembro e podem ser feitas pelo site www.sescpr.com.br/maratonafoz ou diretamente nas Unidades de Serviço do SESC PR, sendo obrigatória a apresentação de atestado médico específico para a prática de atividades físicas (aos atletas que participarão da maratona). São limitadas 800 inscrições para a Maratona e Individual, 200 duplas para a Maratona de Revezamento e 1.000 vagas para a corrida dos 11,5km. Haverá premiação em dinheiro.O valor da inscrição varia da categoria. O preço para Maratona, até o dia 31 de julho, é de R$ 40.

Um abraço e boas corridas!!

10 julho, 2012

Planeta Extremo apresenta a Ultra do Deserto do Saara

A partir das oito horas da noite, do último domingo (08/07), o assunto não foi outro nas redes sociais. Corredores manifestavam sua ansiedade em ver o quadro Planeta Extremo apresentado pelo repórter Clayton Conservani, na Rede Globo. Isso porque o jornalista ia apresentar a sua participação na Marathon des Sables.
Foram seis dias de prova no Deserto do Saara, em Marrocos. A ultramaratona contou com 246 quilômetros divididos em seis etapas. 881 atletas de 48 países participaram do evento. O jornalista deu um depoimento onde dizia que foi o desafio mais difícil da vida dele.
O carioca Bernardo Fonseca - que ganhou a ultramaratona da Antártica no ano passado - foi o parceiro de Clayton mais uma vez. "O sofrimento é passageiro, desistir é para sempre. Isso levo para o resto da minha vida em todos os meus desafios", conta.

Assista o video e confirme, assim como eu, um exemplo de inspiração a ser seguido.

03 julho, 2012

#Playlist: Goodwill & Hook N Sling - Take You Higher

Adoro incluir novas músicas no meu set de corrida. Atualizar a playlist faz o treino ficar mais dinâmico. "Take You Higher" é um single do DJ e produtor australiano de música eletrônica Goodwill, que já tem uma longa carreira no mundo da dance music. O som vem acompanhado do também DJ australiano Hook N Sling. Espero que curtam a dica da música. Segue o video oficial:

02 julho, 2012

De pé para cima

Hoje faz cinco dias que estou sem correr. Já foram quatro longos dias. Quando a gente acostuma com a rotina da corrida, ficar um dia sem por o tênis, pesa. Fica a sensação de descaso com exercício. E não é por falta de vontade que não saí correndo. Foi uma lesão no dedo do pé. Um acidente doméstico tolo causou um estiramento muscular. Felizmente não é nenhuma quebra de osso. Mas o pé inchou, ficou roxo e sensível ao tênis. Apliquei gelo, biofenac e fiz uma imobilização com esperadrapo. Decidi ficar de molho por pelo menos sete dias, para garantir uma boa recuperação. Enquanto isso, estou de pé pra cima acompanhando os treinos da turma da meia maratona do rio. Boa prova aos amigos!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...