31 maio, 2014

Hora da limonada


"São 12 dias sem correr, mas não é o fim do mundo". Uma frase que fica martelando na minha cabeça. Esses doze poderão virar 22 ou até 32 dias. Não dá para saber até quando vou ficar de molho, a ponto de me recuperar 100% e voltar pra pista.

A verdade é que depois de um tempo treinando e correndo, a gente acostuma com a coisa e quando a perde faz uma falta danada. No último post, alguém mencionou comigo que fica de mau humor quando fica parado. Felizmente, eu não sei bem como é esse lance de mau humor. Nunca fiquei assim. Mas, confesso que bate um desânimo. Não é legal vir aqui e trazer notícias tristes. A vida é um sopro pra ficar se lamentando.  

Eu procuro me apegar a coisas boas. Sou da filosofia que pensamento positivo atrai coisa boa. Então decidi dar uma passada pelo instagram antes de fazer este post. Eu sabia que iria ver coisas boas A energia dos amigos em seus longões, em suas retiradas de kit, na ansiedade pela prova de amanhã. Ler tudo isso não tem preço.

Quem disse que felicidade alheia não nos deixa feliz? Se a vida nos dá limões, bora fazer uma limonada!!!

Forte abraço e bons treinos!!

27 maio, 2014

Arrepio


Tem palavras que pelo seu significado tem seu valor, porém com uso deturpado e até mesmo excessivo, perde-se a grandeza. Eu tenho dois exemplos de palavras que praticamente cortei do meu vocabulário usual. 

Uma delas é DIETA. Escrevendo assim em letra maiúscula dá até um nervoso. Muita gente aderiu a essa onda de projeto felicidade, emagrecimento e acaba usando da dieta como meio de conquistar seu sonho. Nada contra quem faz dieta, mas é que banalizou tanto a coisa, que dói. Eu mesma sou adepta do projeto felicidade e mantenho hábitos saudáveis. No entanto, sei bem a diferença.

A questão é que as pessoas se enganam. Tomam coca zero e dizem que estão de dieta. Por mim, está tranquilo. Cada um faz o melhor pra si. Mas, eu sei que isso não é dieta, muito menos reeducação alimentar. 

A outra palavra é LESÃO. Tem gente que parece gostar de ter lesão. Considera status chegar para os amigos da assessoria de corrida e dizer que está lesionado. Fico até me perguntando se a dor que eles tem realmente é dor. Afinal, dizem, dizem e estão lá com a faca nos dentes em dia de treino leve. Vai saber...

Dá até arrepio.

Forte abraço e bons treinos!!

23 maio, 2014

Dieta de corredor: Pães

Fonte: Google

É covardia o cheiro de uma nova fornada de pão na padaria. Quem não pensa logo num pão quentinho com manteiga?! Fica difícil resistir. Mas, difícil mesmo é escolher qual pão comer em tamanho leque de opções na gôndola. Ultimamente tem um tal de pão de chá verde, pão australiano, pão sírio, pão 12 grãos (fora o de 9 e 7 grãos) e aqueles mais conhecidos como pão preto, pão de centeio, pão integral etc. Ufa! É muito Pão.
Mas, e agora, como escolher o pão certo?

O pão é um item muito importante na alimentação e deve fazer parte do cardápio de todo corredor, já que é fonte de carboidrato, proteína e dependendo da escolha, também fonte de fibras e com propriedades antioxidantes, que podem prevenir doenças. 

Dependendo do tipo, ele possui alto ou baixo índice glicêmico e deve ser ingerido antes ou logo após a uma atividade física. Confira algumas dicas de pães e seus benefícios da nutricionista Camila Rebouças de Castro, do portal Mais Equilíbrio:

Pão de centeio - O farelo do centeio reduz o risco de câncer, é fonte de fibra insolúvel, que colabora com o bom funcionamento do intestino.

Pão com linhaça - É fonte de ômega-3, poderoso antioxidante e possui uma propriedade chamada lignana, que está relacionada com um melhor controle dos sintomas da TPM, além de ajudar no equilíbrio hormonal feminino.

Pão com aveia - Na aveia você encontra uma substância chamada beta-glucana, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.

Pão preto - Tem açúcar na composição, por isso os diabéticos devem tomar cuidado. Ele tem essa coloração mais escurinha devido a caramelização do açúcar.

Pão light - Tem redução de 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.

Pão 7, 9 e 12 grãos - Possui grãos variados, de tipos diferentes. O pão de 7 grãos, apesar de ter menor quantidade comparado ao de 9, 12 grãos, a quantidade em si de fibras pode ser maior.

Pão integral - É feito com a farinha integral, fonte de fibras.

É sempre importante ficar atento ao rótulo. Observe a quantidade de sódio e açúcar em sua composição. A melhor opção é com a menor quantidade de sódio, sem gordura trans. Variar é a melhor escolha, e sempre procurar o que é melhor para sua saúde!

22 maio, 2014

Em observação


Faz alguns dias, comecei a sentir um desconforto na região abdominal. No início, achei que podia ser das aulas de pilates e da planilha de treinos de fortalecimento. Aquela coisa. Aumenta a carga de treinamento e a gente pensa "deve ser dor muscular". Aí passa um, dois dias e você está legal.

Só que esta semana, logo depois do treino de tiro da segunda-feira, eu senti muitas dores. Mal conseguia andar. Uma dor na região do púbis, acima da virilha. Situação que me fez acender o alerta vermelho. Me consultei com a Dra. Ana Paula Moritz e ela me diagnosticou com inflamação no músculo reto abdominal, ou seja, com uma pubalgia.

A primeira recomendação foi parar com todas as minhas atividades físicas, tomar um anti-inflamatório (3 a 5 dias) e aplicar gelo na região indicada. Após o desaparecimento total das dores, vou poder continuar com fortalecimento muscular. Porém, com  supervisão de um profissional ortopedista/fisioterapeuta.

A fase agora é de molho. Estágio de observação. Não sinto as dores como antes, mas sei que o problema está ali instalado e precisa ser tratado. Correr é bom, mas com saúde é essencial.

Forte abraço e bons treinos!!

19 maio, 2014

Faca nos dentes

Ilustração:Jim Davis
Tem treino que nos faz suar as tamancas. Que deixa as pernas bambas e o coração a mil. Amolecem qualquer um. Hora faz frio, hora faz calor. Os treinos intervalados, os famosos treinos de tiro tem o poder de dar gás e endorfinas extras. 

Hoje a planilha grita por eles. Serão 9km intervalados entre tiros fortes e moderados. Inclui uma música nova na minha playlist de corrida, que ficaria no repeat por dezenas de minutos. Sail tem tudo a ver com gás, força e pressão. Pra quem não conhece, fica a dica. 

Se eu sobreviver aos tiros, espero ficar que nem o Garfield, assim na manha. Só na vibe do positivo.

Forte abraço e bons km's!!



14 maio, 2014

Pilates e Corrida

Pilates entrou de jeito na minha nova rotina de treinos.

Adoro montar minha planilha de treino. Além da corrida, procuro fazer outra atividade nos dias livres como complemento. Vira e mexe invento uma coisa nova para sair da rotina. Em 2014, inseri o pilates na planilha de treinos. Estou fazendo duas aulas por semana. Não perdi um dia se quer.

Meus treinos tem sido com exercícios de solo, com ou sem bola/peso. Para quem não conhece, o pilates trabalha muito os músculos do abdômen, glúteo, quadril e dorsais. Dá para suar muito na aula (não ache que é moleza não). Mas, o legal pra mim é ter controle da respiração, o alongamento e o ganho de concentração e tonificação. Isso ajuda e muito na prática da corrida.

Incluir uma atividade complementar à corrida pode ajudar na melhora de desempenho e na prevenção de lesões. O Pilates é uma excelente alternativa para quem procura fortalecimento muscular. Confira os principais benefícios do pilates para corrida, reunidos pelo fisioterapeuta Fabio Paes Leme, no portal Sua Corrida:

- Fortalece a musculatura sem grande aumento de massa, mantendo a leveza, tonificando a musculatura menos utilizada na corrida e prevenindo lesões devido aos desajustes;

- Ganho de flexibilidade, diminuindo os índices de lesões como estiramentos e ruptura. Melhora a circulação sanguínea e sensação de relaxamento muscular, mesmo durante a corrida.

- Trabalhos específicos de alinhamento corporal, equilíbrio e controle motor. Recrutamento de fibras musculares, criando resistência para os tipos de contração muscular isotônica excêntrica (controle de retorno do tamanho da fibra muscular), isométrica (contração muscular sem encurtamento do ventre muscular) e isotônica concêntrica (encurtamento do ventre muscular).

- Desenvolve a força dos músculos do núcleo do corpo (profundo das costas, abdome e assoalho pélvico, ajudando no suporte do tronco.

- Aumento da concentração, redução da ansiedade e melhora na qualidade da respiração influenciando diretamente no rendimento do atleta.

E aí, se animaram? Quem mais faz ou já fez pilates?

Forte abraço e bons treinos!!


"Em dez sessões se sente a diferença, em vinte sessões se vê a diferença
 e em trinta sessões o corpo está modificado". (Josef Pilates)

06 maio, 2014

Relato: Wings for Life World Run

Wings for Life World Run | Foto: Marcelo Maragni

Toda corrida tem a sua história. Mas, tem prova que mexe com a gente. A Wings for Life World Run ficou acima da média. Deu aquele gostinho de quero mais. O modelo da prova com 'carro perseguidor' foi aprovado por muitos. Realmente superou as expectativas. Conheço corredores que bateram seus recordes pessoais e aqueles que superaram suas metas na corrida. Correr sem linha de chegada foi o maior barato.

A estrutura

O fim de semana foi perfeito para realizar a Wings for life. Tempo lindo no sábado para retirada dos kits e nublado na manhã de domingo para realização da corrida. A estrutura montada na beira-mar norte já dizia que o evento era bem organizado. Kiosque de informações, área de atenção aos atletas (massagem), guichês para retirada do material (número de peito, bolsa de treino, bandana e barra de frutas) e área vip com esportistas embaixadores do evento.
Tive a oportunidade de conversar com skatista Sandro Dias - o Mineirinho e o Biano (meu marido, staff e coach pessoal) fez o registro com ídolo. Mas, tinha outros atletas como o Henrique Avancini (mountain bike), Rafael Goberna (parapente), Fernando Fernandes (paracanoagem) etc. A minha tietagem ficou por conta da amizade com a Sabine Weiler, apresentadora do SC no Ar. Uma simpatia de pessoa. Conversamos um pouco sobre a corrida, os treinos e as amizades em comum. Pena que não fizemos um registro.

Largada | Foto: Marcelo Maragni

A Corrida

O domingo amanheceu friozinho em Floripa. Mas, nada intimidou a turma que pulou cedo da cama. Cheguei na largada ainda estava escuro e aproveitei para rever os amigos do grupo Loucos por Corrida. Encontrei alguns twittersrun também, como é o caso da Gilmara, do Danilo Confessor, Enio Augusto e Guilherme Preto. Muito bla bla bla run e pose para fotos. Havia baias de ritmo e cada um foi se dirigindo para o seu setor. Fiquei no pelotão verde (meia maratona 1h45 - 2h15). A largada foi pontual e às 7 horas mais de 1800 corredores seguiram pela via expressa sul. 

Just Run Mulher: lindas e cheirosas,
 depois vermelhas e descabeladas kkkkk

Nunca havia feito este percurso (saindo do trevo da seta em direção a beira-mar). Corri com uma amiga da equipe Just Run, a Andréia. Era dia do seu aniversário e ela estava estreando nas longas distâncias. Foi uma delícia. Desde o início estipulamos o ritmo de 5:45 e seguimos firmes. Fomos rindo, conversando e batendo fotos. Acho que nunca corri tão confortável. A prova pedia por um clima assim, do bem, de confraternização. Eu notei que muita gente estava sorrindo e conversando na prova. Acho que foi uma situação bem comum para os outros corredores também. Um beijo especial aqui para Ju, Marta, Ana Clara, Simone e Flávia Fiorenza - vi todas durante o percurso.

O barato mesmo foi quando a moto de sinalização avisou que o carro estava chegando. Nós já tínhamos ultrapassado a marca dos 15 km. Daí foi um salve-se quem puder. Todo mundo superando a 'morreba' do Saco Grande (isso mesmo!). Fui pega pelo carro seguidor no alto do morro - 15.645m. Foi sensacional! O alto-falante do carro dizia "Obrigado por participar da Wings for Life world run. Obrigada pela sua doação". Aliás, um parênteses, a gratidão foi uma marca desse evento também. A organização fez questão de agradecer o tempo todo, seja na retirada do kit, por email, na largada, durante a prova, na entrega da medalha, na mesa de frutas na arena. Afinal, 100% do dinheiro arrecadado com as inscrições foram doados para o tratamento das lesões na medula espinhal. Fantástico!

Aguardando pelo ônibus coletor (ou seria
corredor?!!) no meio da SC 401, em Floripa.

A outra parte legal da prova foi o ônibus de resgate. Os corredores que foram ultrapassados pelo carro seguidor, precisavam aguardar pelo transporte que os levaria para arena central do evento. Gente, foi muito divertido. Se um corredor endorfinado já faz um certo barulho, imagina 60 corredores dentro de um ônibus. Foi sensacional. Muito bla bla bla run, risada e descontração. Havia staffs dando água e a medalha para cada corredor que subia no ônibus com cordial "obrigada". Demais!!

Eu e a Andréia Endorfinadassss
já com a medalha no "ônibus corredor".

O sorriso que me acompanhou na Wings for Life
(notem que tem bem mais gente sorrindo na foto)




Certificado
O meu humilde resultado foi de 99ª posição geral no Brasil e 3367ª no mundo.  O certificado está abaixo.

Resultado Geral


A listagem com todos os resultados da prova, você confere aqui.

Pra quem se animou, já existe data marcada para próxima edição. Será dia 03 de maio de 2015. Pergunta se eu vou?!! \o/

Forte abraço e bons km's!!

04 maio, 2014

Diamond League 2014

Imagem IAAF: www.diamondleague.com

Dia 9 de maio começa mais um campeonato da Diamond League. Este que é o mais importante torneio de atletismo do mundo, onde os principais astros do esporte disputam um circuito mundial com provas em diversos países.

A etapa inicial será na cidade de Doha, no Catar e contará a brasileira Keila Costa, no salto triplo. O campeonato mundial de atletismo é promovido pela IAAF, desde 2010. Para cada etapa, a IAAF convida os recordistas em mundiais e olimpíadas. O vencedor de cada etapa ganha um troféu diamante e uma quantia em dinheiro. Ao final das catorze etapas, o atleta de maior pontuação leva o título mundial.

São 16 modalidades do atletismo: 100 metros, 200 metros, 400 metros, 800 metros, 1500 metros, 5000 metros, 110 metros com barreiras, 400 metros com barreiras, 3000 m com obstáculos, Salto em distância, Salto triplo, Salto em altura, Salto com vara, Arremesso de peso e Lançamento de disco.

Confira as datas e locais dos meetings  da Liga de Diamante 2014:

Doha, QAT – 9 de maio
Shanghai, CHN – 18 de maio
Eugene, USA – 31 de maio
Rome, ITA – 5 de junho
Oslo, NOR – 11 de junho
New York, USA – 14 Junho
Lausanne, SUI – 3 de julho
Paris, FRA – 5 de julho
Glasgow, GBR – 11-12 de julho
Monaco, MON – 18 de julho
Stockholm, SWE – 21 de agosto
Birmingham, GBR – 24 de agosto
Zurich, SUI – 28 de agosto
Brussels, BEL – 5 de setembro

Pra quem se animou com evento e a oportunidade de conferir o desempenho dos principais atletas do mundo, a Band Sports irá transmitir ao vivo o campeonato. Quem quiser conferir mais informações, regulamento, flashes ao vivo, fotos e dados da prova, este é o site oficial http://www.diamondleague.com/ 

A novidade desta temporada foi o lançamento de um app para acompanhar pelo seu smartphone os resultados, fotos e videos. Clique aqui e saiba mais.

Vale conferir!

02 maio, 2014

Magro, onde?

Parei para assistir o noticiário da TV Cultura esta semana. Me chamou a atenção o debate em cima da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, pelo Ministério da Saúde, sobre o índice da obesidade no país. Segundo o estudo da Vigitel, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal. O índice é praticamente o mesmo da pesquisa anterior (2012), que apontou que 51% da população tem excesso de peso. Ou seja, houve uma "redução" 0,02% dos brasileiros acima do peso.

No link grifado acima você poderá assistir a reportagem e o debate produzido pelo Jornal da Cultura. O enfoque dado é que o Brasil estaria mais magro. Mas, gente, para tudo. Como afirmar que o Brasil está mais magro com praticamente 51% da população acima do peso. É assustador. 

Isso me fez pensar, como as pessoas, e neste caso o governo, "vendem" uma imagem de que está tudo bem. O próprio participante da bancada do telejornal disse ser um gordo saudável (lá pelos 19 minutos da gravação). Que pesa 110 kg, mas que tem um coração bom. Gente, que isso. 

Num cenário atual, que campanhas publicitárias, lojas e assentos exclusivos são feitos para gordos, a gente vai percebendo a realidade. A prática da atividade física nunca foi tão necessária. É questão de saúde pública. 

Me sinto parte integrante desse cenário e sou exemplo de força de vontade e mudança. Lá se foram 20 kgs a menos. A forma mais bem­ sucedida de perder peso, pelo menos uma quantidade moderada dele, é com uma dieta equi­librada e prática de exercícios físicos. A equação é simples. Basta querer.

Forte abraço e bons treinos!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...