12 agosto, 2015

Não se mexe em time que está ganhando.


Vira e mexe, cabeça de corredor inventa algumas manias, faz uns ajustes, cria novos treinos e faz um balanço esportivo. Em 2015, notei que fiz somente uma prova de corrida, saí da assessoria esportiva e dei adeus à academia. Fatos que, juntos, talvez justificassem um declínio no esporte. No entanto, o saldo final foi positivo. 

Explico. Nas últimas semanas tenho alcançado tempos e ritmos nunca imaginados por mim. Quem diria que eu faria 5km abaixo de 25min, ou ainda, que alcançaria a marca de 4:30 nos treinos intervalados de 1km. Me sinto no "ripe" da corrida.

A verdade é que correr no estilo free run me fez muito bem. Monto a planilha de treinos de acordo com agenda e o meu objetivo. Se estiver na pilha de participar de uma prova, beleza. Se não, beleza também. 

Refletindo, acho que me encontrei na Corrida. Independente de resultados, medalhas, o prazer de correr superou qualquer adversário. A máxima de "time que está ganhando não se mexe" se aplica agora. 

Talvez eu seja da turma avessa a competição. Não que eu "jogue a toalha" ou corra do desafio. Mas que eu não suporte a pressão imposta pelo fato de estar inscrita na prova, de pertencer a uma equipe e ter que treinar. Vai saber. Cabeça de corredor tem cada ideia...

Forte abraço e bons treinos!

16 comentários:

  1. E digo mais, você é muito disciplinada por conseguir treinar corrida sozinha!
    Continue assim que você vai longe, garota! Parabéns!
    Beijo,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani!
      Disciplina é um fator importante mesmo. Nem sempre é fácil calçar o tênis e partir para rua. Quando estamos sozinhos, a força para seguir em frente vem basicamente só de dentro de você. beijos

      Excluir
  2. Tenho uma vontade de correr! Meu máximo foi 15 min kkkk mas não irei desistir! Parabéns pela luta e por fazer o que te dá prazer!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força, guria.
      Comecei correndo 5 minutos. Intercale com a caminhada e mande brasa. Com tempo, ganhas condicionamento. Não desista!! beijos

      Excluir
  3. rs...bem assim. Também faço parte desse estilo free run. Depois de um tempo a gente já consegue se disciplinar sozinho. E vou assim, colocando pequenas metas para sempre me manter motivado... Agora, pace de 4:30 ?!!! Estás demais !!! Parabéns e continue assim. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O free run tem suas vantagens. Você adapta os treinos conforme a sua agenda e não aquela pré-determinada pelos horários da assessoria. Vai dosando o ritmo de acordo com a resposta do corpo. Mas, importante é estar de bem com a corrida. Seja com auxílio de um profissional ou correndo sozinho. ;)

      Excluir
  4. Também sou assim, Helena!
    Não aguento essa pressão. Também já não tenho idade nem vida para treinar como uma profissional. A corrida dá-me prazer, saúde e vida. E é assim que quero que seja!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, com tanto benefício pra quê mais, não é mesmo?
      Força nas canelas. beijos

      Excluir
  5. Helena, eu só evolui quando larguei a assessoria e a pressão por treinar mesmo quando eu não queria.
    Tem vezes que trabalho de madrugada, e apesar de passar o dia livre não tenho pique para treinar, então resolvi que quando estou bem treino mais, quando não estou, não treino, e com isso evolui muito, minha qualidade de vida melhorou e até mesmo treinando menos pro Ironman não tenho ficado destruído depois ou com aquela ressaca de quem treinou por 5 meses sem fazer outra coisa da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, nada como conhecer a si mesmo. É experimentando que a gente vai vendo como se adapta melhor, como aproveita o tempo livre e ganha os resultados. Não existe uma fórmula geral. ;)

      Excluir
  6. Oi Helena

    Fazia tempo que não lia o seu Blog.

    Benvindo ao meu mundo de se divertir correndo.

    Claro que estou sempre olhando o relógio mas não sou escravo dele. Se o dia está bom, forço mais, se estou mais cansado vou mais devagar.

    Nas provas, cada uma tem um objetivo diferente: acompanhar um amigo(a) iniciante, aproveitar a paisagem, sair de trás e ir ultrapassando alguns amigos mais lentos e aproveitar para bater papo e até, em raras ocasiões, bater recorde pessoais ou ficar próximo deles.

    O que importa mesmo é continuar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilton,
      Essa fase de correr se divertindo está boa demais.
      Também respeito o meu corpo e as condições do dia. Essa ideia de correr na sensação e esforço é muito legal. Vou levando assim. Importante é seguir.
      Valeu pela visita!

      Excluir
  7. Oieeeee
    Saudades de você!!!
    Vi que vc anda meio sumidinha mesmo das Redes Sociais!!!
    Que bom que se encontrou na corrida. Tbm estou nessa fase que não preciso fazer TODAS as provas pra ficar feliz... basta correr as que tenho vontade e já estou contente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolessa,
      Querida!!!!
      Saí do instagram, mas continuo aqui no blog e no twitter.
      Esse lance de correr no free run é bom demais. Até gosto de participar de provas, mas tenho me limitado aos treinos mesmo. Tudo é fase. O lance é curtir. beijão

      Excluir
  8. Sou super a favor de repaginações. Vc está com tudo em seu novo eu. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ivan. Vamos em frente!!!
      Bons treinos pra vocês também. Força no projeto maratona!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...