30 abril, 2013

Buenos dias!!!




Quando li a notícia da abertura das inscrições para Meia Maratona de Buenos Aires é que me dei conta que está quase chegando a hora do embarque. Faltam 19 semanas para 21k Ciudad de Buenos Aires. Falando assim, a prova parece mais perto. hehe A prova acontece no dia 08 de setembro de 2013, nas distâncias de 42k e 21k.

O primeiro lote das inscrições vence dia 31 de junho, no valor de US$ 65, e espero quitar meu pagamento até esta data. Como já li o regulamento da prova, fica a dica: o pagamento é com Visa ou  American Express.

A prova dispensa muitos comentários, afinal é querida por muitos brasileiros. É esperado um público de15 mil corredores. Que isso, nunca corri com mais de 5 mil pessoas. Ai que loucura!!

Para quem se animou, o link da prova é este aqui

Vamos invadir a Argentina!!!


Ah! E pra quem perdeu a leitura dos posts anteriores, estou sorteando uma inscrição para Meia Maratona de Balneário Camboriú. A prova acontece dia 19 de maio de 2013. Para participar, basta preencher seus dados no post da promoção.

Corre, que ainda dá tempo. 

O resultado saí na sexta a tarde. Espia aqui


Forte abraço e bons treinos turma.


29 abril, 2013

Projeto Correr de Top


Do começo

Assim que terminei minha pós graduação e me casei, percebi que havia conquistado quilinhos extras além do "canudo" e a certidão matrimonial. Mesmo tendo 1,76cm de altura, ficava sem graça com os 85 kgs que tinha. Como muitos gordinhos, tive vergonha de entrar numa academia. Então, comecei fazendo 01 hora de bicicleta todas as manhãs, pelas ruas do bairro onde moro. Com tempo, perdi peso e ganhei autoestima. As primeiras passadas vieram no inverno de 2009, numa velha esteira de academia. Foi paixão imediata. Desde lá, sigo correndo de três a quatro vezes na semana.

Se antes eu corria pra emagrecer, hoje eu emagreço para correr melhor. 

No final do ano passado, tinha escrito aqui no blog da vontade de perder mais uns dois quilinhos até o verão. De novembro pra cá, cuidei da alimentação (sem radicalismos), da qualidade do sono e da disciplina nos treinos. Neste sábado, conversei com a balança e perdi 3,9kg, ou seja, estou com 72,1kg. 
Não tenho hábito de fazer o antes e depois, mas vou ver se acho alguma foto nos arquivos pra vocês sentirem a evolução. ;)

Aproveitando o gancho, vim lançar um novo desafio aqui no blog, que se chama Projeto Correr de Top. A nomenclatura fala por si. O objetivo é conquistar a "barriga ideal" até janeiro de 2014.

Quem se anima comigo? Bora, gente!!


Forte abraço e bons km's!!

25 abril, 2013

Desbravando o Garmin



Ainda bem que deixei claro, no post da compra do Garmin, que eu sou avessa às tecnologias. Passado seis meses que estou com produto, aprendi esta semana uma super mega hiper power funcionalidade do aparelho. Me senti o próprio Cristovão Colombo no descobrimento da América. kkk
Fuçando no Garmin 210 descobri que consigo programar os treinos intervalados, que até então eu simplesmente fazia olhando o fator tempo cronológico no aparelho. O legal é que você pode escolher o intervalado pela distância ou pelo tempo a ser percorrido. Como meu treino desta segunda-feira era 2' Mo + 2' Le, foi fácil optar pelo tempo. Em tempos em tempos, ele me bipava avisando que era para mudar de ritmo. Demais!!!
Não sei se o passo a passo se aplica a todos os aparelhos garmin, mas para quem tiver interesse o tutorial completo está aqui
E abaixo simplifico para os amigos. Vai que tem mais um corredor perdido: kkk

PROGRAMANDO TREINOS INTERVALADOS
Pode criar intervalos de treino baseados na distância ou no tempo. O seu intervalo de treino personalizado ficará gravado até que seja criado outro intervalo de treino.

Criar um Intervalo de Treino
1.Aperte e mantenha por 3seg apertado o botão menu
2.Selecione Intervalos > Definir
3.Selecione Distância ou Tempo
4.Introduza um valor de distância ou um intervalo de tempo e aperte OK

DICA
Para criar um intervalo sem tempo definido, defina o valor para “Aberto”.

5.Selecione Distância ou Tempo para o intervalo de descanso.
6.Introduza um valor de distância ou de tempo para o intervalo de descanso e aperte OK
7.Selecionar o número de repetições.
8.Se necessário, selecione Sim para adicionar um aquecimento sem tempo definido ao seu exercício.
9.Se necessário, seleccione Sim para adicionar um arrefecimento sem tempo definido ao seu exercício.
10.Selecione Intervalos > Activar

Iniciar um intervalo de treino

1.Aperte start para iniciar o seu intervalo de treino.
Se o seu intervalo de treino possui aquecimento, deve apertar lap para iniciar o primeiro intervalo.
2.Siga as instruções no visor do relógio.
Quando completar todos os intervalos, será apresentada uma mensagem FIM DO TREINO INTERVALADO.

Forte abraço e bons km's turma!!!

24 abril, 2013

Sorteio Inscrição Meia Baln.Camboriú

Meu próximo desafio já tem data marcada. Será dia 19 de maio, no Vale do Itajaí. Farei a Meia Maratona de Balneário Camboriú, realizada pela Corre Brasil. A prova contempla as distâncias de 21k (individual e revezamento) e 5k, além da maratoninha para os kids. As inscrições estão ao preço de R$ 80 e se encerram no dia 10/05. Haverá premiação em dinheiro para as três categorias.

A 3ª edição da Meia Maratona de Balneário Camboriú, além de todo charme do badalado Balneário, oferece um toque desafiador na altimetria. Considerado o “pico” da prova, os atletas correm na Estrada conhecida por Morro da Rainha. Nesta etapa, os participantes precisavam ter um bom preparo físico para completar a subida e ainda ter fôlego para o restante do percurso, que segue em direção a linda Praia Brava, em Itajaí.
A recompensa é a bela orla do litoral catarinense acompanhada da trilha sonora especial da Corrida e performistas que darão um incentivo a mais aos corredores animando todo percurso.

..: SORTEIO :..
Para aqueles que ficaram afim de correr esta prova, o blog Correndo de bem com a vida em parceria com a Corre Brasil vão sortear uma inscrição. Para participar, basta deixar um comentário com seu nome completo e email de contato neste post até o dia 02 de maio. A apuração será via sistema random.org e será divulgada a partir das 14 horas do dia 03 de maio de 2013.

Quer saber mais sobre a meia maratona? Acesse o site oficial.

Boa sorte a todos!!

23 abril, 2013

Sorteio: Proteja o banco do seu carro


Tive uma grata surpresa ao abrir minha caixa de email nesta segunda-feira. Recebi uma mensagem do proprietário da Capas Fitness me oferecendo uma capa para proteger o banco do meu carro. Começar a semana com uma notícia dessa não tem preço. E, claro, eu aceitei o presente!! =)

Alguns já devem conhecer o produto. Inclusive divulguei aqui no bloguinho o ano passado (neste link) A Capa Fitness tem um encaixe rápido e prático, é 100% impermeável, com Policida antimofo e antifungo, podendo ser utilizada a qualquer momento. Você escolhe o modelo, podendo ser lisa, estampada e até personalizada.

Depois da corrida ou malhação, nada melhor que ter uma Capa Fitness pra proteger o banco do seu carro. Quem ficou afim de ter uma, a empresa está sorteando a uma capa estampada no dia 30 de abril, na página do facebook. Acesse aqui e participe!

Forte abraço e bons km's!!

19 abril, 2013

Curando a ressaca

 "Todo dia é um bom dia quando você corre"

 (kevin nelson)


Não tenho o hábito de beber álcool. No entanto, a sensação que tenho desta semana é como se tivesse bebido todos os dias. Uma enxurrada de tarefas no trabalho atropelaram minha rotina. Quando me dei conta, hoje já é sexta-feira. Independente do que se passou, o legal é que consegui cumprir minha planilha de treinos. Fiz tudo direitinho... não sabotei nenhum dia. =) E hoje pela manhã, quando a cama parecia melhor que o dia lá fora, pensei em quanto ficaria feliz se fosse treinar. Não deu outra, pulei ligeirinho e fui. 
A mensagem que estou tentando dizer é que vale a pena pular da cama em dias mais frios ou em semanas em que o trabalho parece ficar acima de nós. Nada melhor do que curar uma ressaca com um bela corrida. Deixo esta imagem como incentivo pra todo mundo qua vai encarar o seu próximo treino.


Campanha Nike Corre



Forte abraço e bons km's!!

17 abril, 2013

Tá chegando o Volta à ilha


Considero o revezamento Volta à Ilha um dos eventos mais charmosos de Floripa. Não só pela beleza do percurso (afinal são 140 quilômetros pelas estradas, dunas e praias), mas pelo clima contagiante que a prova proporciona na cidade.
Sou manezinha do sul da ilha e tenho como quintal de casa o famoso (e temido) Morro do Sertão. Quando criança, fui muitas vezes pegar goiaba e vergamota direto do pé do morro. Engraçado como as coisas são, não é mesmo? Eu nunca o vi como um "obstáculo" terrível de altimetria. Pelo contrário, acho ele muito simpático. 
Minha ligação com volta a ilha vem de novinha (14 anos). No estilo contemplação. Ainda lembro de ficar, sentada na passagem, vendo aquela gente louca correndo. Eu nem imaginava, que um dia seria corredora de rua. Como são as coisas...
Como vou trabalhar num evento na sexta e sábado, ficarei de fora e na torcida por taaaaantos amigos, principalmente twittersrun, que estarão correndo. Mas, preciso confessar que nunca tive a oportunidade de fazer a prova. Talvez porque minha ligação com a corrida tenha apenas 4 anos e eu sempre procurei fazer distâncias curtas. Ou simplesmente porque ultras e revezamento não são pra mim. Mesmo assim, admiro e curto muito assistir ao evento.
Desejo a todos os amigos uma excelente Volta a Ilha, que aproveitem intensamente o que a ilha tem de melhor. Sintam-se acolhidos por seus moradores.

O 18ª Revezamento Volta à Ilha ASICS vai ser transmitido ao vivo pela internet. A partir da largada, às 4h15 do dia 20 de abril, será possível acompanhar a corrida no site do Volta à Ilha e pela página do Facebook, também criada para a cobertura desta edição. Para ver de perto a chegada dos atletas, também haverá um painel de 4x3 metros instalado no ponto de partida e chegada da prova, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Vale o passeio. #ficadica

Forte abraço e bons km's!!!

12 abril, 2013

Como tratar a lesão na virilha


A origem de uma lesão entre corredores pode variar muito. Seja pela ausência de descanso durante o treinamento, aumento demasiado no volume de treino, negligência no fortalecimento muscular ou meter uma sobrecarga de exercícios. O importante é correr das lesões e não com elas. Quem já esteve ou está no "estaleiro", sabe como é triste ficar fora da corrida.

Ao primeiro sinal de alerta do seu corpo é necessário parar e estudar a situação. Às vezes, as pessoas confundem dor muscular com lesão - principalmente os iniciantes na corrida. É preciso conhecer o seu corpo. Sentir. Se a dor for crônica, procure um especialista.

Faz pouco mais de um mês que tenho sentido uma dor "chatinha" na virilha após os treinos intervalados. Por serem treinos naturalmente mais fortes, meu corpo acaba sentindo a sobrecarga. No dia seguinte, o simples movimento de levantar da cama se torna um obstáculo. Aos poucos, o corpo vai aquecendo, o dia vai passando e a dor também. Mas, e se a dor voltar?? Eu não desejo correr assim...

Como disse no post anterior, entrei na academia e comecei os treinamentos de força para ver se reverto esta situação. Nada melhor do que curar uma lesão fazendo exercícios específicos. Alongar de maneira correta é essencial. Felizmente a maioria das lesões na virilha são problemas mecânicos que respondem bem à terapia manual e exercícios. No entanto, ainda é importante avaliar outras causas de dor na virilha (causas patológicas) ao invés de assumir que o problema é apenas uma distensão muscular simples. #ficadica

Localizei dois artigos muito bons que falam do tema. Ana Areas, acho que vai te ajudar também. ;)
O primeiro é do Álvaro Alaor Pilates, que traz muito bem explicado o que é, como tratar e evitar as lesões na virilha em atletas. E o segundo é da Clínica Deckers, que traz uma explicação mais breve e alguns exercícios práticos para fazer em casa. Confere aí:

O que é distensão da virilha?
Distensão é um estiramento ou ruptura de um músculo ou um tendão. Os músculos da virilha ajudam a fechar as pernas. Existem dois músculos que normalmente se lesionam quando ocorre uma distensão da virilha, o Adutor Magnus (corre para baixo pela parte interna da coxa) e o Sartório (começa na parte externa do quadril, cruza a coxa e conecta-se perto da parte interna do joelho). 

Como ocorre ?
Ocorre, com maior freqüência, durante corridas, saltos, arrancadas, viradas bruscas ou com a “abertura” excessiva da perna.


Quais os sintomas ?
Dor ao longo da parte interna da coxa ou na região da virilha ao juntar as pernas e, às vezes, ao elevar o joelho.


Exercícios de reabilitação da contusão ou distensão da virilha:
(retirados do site da Clínica Deckers)


Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico. O recomendado é que o paciente faça acompanhado de um fisioterapeuta. Os exercícios devem ter início após, aproximadamente, 2 semanas do começo da lesão, pois é nesse período que inicia a cicatrização. 

1 - Adução e alongamento do quadril:
Deitar sobre as costas, com os joelhos dobrados e
os pés bem apoiados no solo.
Suavemente, afastar os joelhos um do outro, tencionando os músculos da parte interna das coxas.
Manter por 20 segundos e repetir 3 vezes.





2 - Alongamento na parede da musculatura isquitiobial:
Deitar de costas no chão, com as nádegas próximas ao batente de uma porta aberta, de forma que a perna sã fique totalmente estendida através dela.
A perna lesionada deve estar levantada e encostada contra a parede, de modo que o calcanhar descanse contra o batente.
Um alongamento muito forte será sentido, na parte posterior da sua coxa.
Manter por 60 segundos e repetir 3 vezes.


3 - Levantamento de perna deitado de lado:
A:
Deitar sobre o lado lesionado, com a perna de cima dobrada e o pé posicionado sobre o solo à frente da perna lesionada, que permanece estendida.
Elevar a perna lesionada, o mais que puder, mantendo os quadris firmes.
Manter 5 segundos e, lentamente, abaixar a perna.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.

B:
Deitar sobre o lado não lesionado, contrair os músculos da frente da coxa da sua perna lesionada e levantá-la, uns dez centímetros acima da outra perna.
Manter a perna estendida.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
Quando o levantamento de perna deitado de lado se tornar fácil, é hora de começar a fortalecer os músculos das suas coxas e virilha, fazendo o exercícios 4, com a faixa terapêutica (Thera-Band).




4 - Fortalecimento do quadril com resistência:
A: Flexão do quadril:
Amarrar o Thera Band (faixa terapêutica) no pé de uma cama.
Em pé, de costas para a cama, prender a faixa no tornozelo.
Levar a perna para frente, mantendo o joelho estendido e contraindo os músculos da parte da frente da coxa.
Sem inclinar o tronco para frente.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.


B - Extensão do quadril:
Ainda em pé, virar de frente para a cama e manter a faixa terapêutica (thera band) amarrada no seu tornozelo.
Levar a perna para trás, mantendo o joelho estendido, sem inclinar o tronco para frente.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.



C - Abdução do quadril:


Em pé, de lado para cama, com o lado não lesionado mais próximo dela.

Manter a faixa em volta do tornozelo da perna lesionada. 

Com a perna lesionada estendida, levá-la para longe da perna boa. Retornar à posição inicial.

Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.


D - Adução do quadril:

Agora, com o lado não lesionado mais afastado da cama e a faixa envolta do tornozelo da perna lesionada.

Manter a perna lesionada com o joelho estendido e levá-la através do seu corpo, afastando-a da cama. Retornar a posição inicial.

Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.

Espero que o post tenha ajudado a esclarecer um pouco do assunto. Em breve, contarei as novidades da evolução do meu treinamento de força e consequentemente da lesão. 

Abraços a todos e bons km's!!!

09 abril, 2013

De volta à Academia



Tudo novo de novo!!  

Adoro esta expressão. Pra mim significa estar em constante movimento. Sempre evoluindo, reciclando. Pelo menos, esta é a ideia que tenho.
Desta vez a novidade é que voltei pra Academia. 

Percebi que precisava romper de vez a resistência com a musculação. Quem corre gosta de treinar na rua. Mas, é preciso reconhecer que um músculo fortalecido resulta em uma melhor postura. E com isso a biomecânica da corrida fica melhor, diminuindo assim o estresse muscular.
Como meu objetivo do ano é o sonhado sub25, sei que preciso trabalhar tudo a meu favor. Tenho cuidado da alimentação, focado nos treinos, respeitado os dias de descanso e agora me antenado para "força".

Recentemente, tenho sentido dores na virilha em função da carga dos treinos de qualidade (principalmente nos dias de fartlek). E conversando com uma amiga da equipe, que é fisioterapeuta, fui questionada de imediato se eu fazia musculação. Acenei que não e pronto. Estava ali a justificativa para as dores.

Esta semana me (re) matriculei na academia. Com isso, meus treinos semanais mudaram. 

SEG / QUA / SEX ou SAB = Corrida

TER / QUI = Musculação, 
que prefiro chamar de Força (soa mais simpático)


Na revista Contra Relógio, achei uma reportagem bem bacana que trás alguns exercícios para os corredores, que assim como eu sabem da importância deles, mas procuram sempre um circuito em versão mini. Confesso aqui, que meu tempo limite em frente aos aparelhos é de 30 minutos. Realmente não sou fã, mas prometo ter disciplina e passar dos três meses.

Clique na imagem para ampliar - Ilustração CR
OBSERVAÇÕES (da própria revista)

1) Os exercícios propostos (nos desenhos) representam o mínimo necessário, especialmente para corredores que não simpatizam muito com a musculação, mas reconhecem a necessidade de fazer. Portanto, são apenas duas séries de 8 exercícios que gastam somente 20 a 25 minutos.

2) Os exercícios para os braços e tronco devem ser pesados o suficiente para executar as séries de 10 a 12 repetições com certa dificuldade.

3) Para quem treina a musculação em dias separados da corrida, as repetições podem ser de 10 a 12 com peso considerado bom ou pesado para o corpo todo, exceto quando no dia anterior a corrida for forte, como competição, intervalado ou longo. Nesse caso para as pernas deve ser fraco.

4) Quem treina corrida e musculação no mesmo programa deve fazer pesado para braços e tronco e leve para as pernas, exceto quando a corrida é bem leve. Nesse caso a musculação para as pernas pode ser também mais pesada, conforme a opção do corredor e/ou treinador.

5) Os exercícios estão dispostos dois a dois para grupos musculares diferentes, para serem executados sem intervalos, otimizando o tempo gasto com a musculação. Assim o corredor executa os exercícios 1 e 2, repete, passa para o 3 e 4, repete e assim sucessivamente.

6) Para quem treina a musculação em dias separados, pode fazer um aquecimento de 10 minutos na esteira e terminar da mesma forma para aqueles quem vão para a academia de condução. Quem vai para a academia correndo já vai aquecido e volta desaquecendo.

7) Para quem treina musculação em dias separados da corrida, caso não goste ou se sinta cansado pode substituir a sexta-feira por um descanso e incluir uma corrida bem leve de 20 a 30 minutos no sábado.

Quem quiser, ler a reportagem na íntregra pode acessar aqui

É isso aí!

Forte abraço e bons treinos, turma!!!

05 abril, 2013

♫ Pra turbinar o seu treino ♫


Já teve dias, em que eu saí pra correr, e me senti perdida quando a pilha do mp4 simplesmente acabava. Ou então, quando abria a mochila de treino e percebia a ausência dos fones de ouvido. Não era uma questão de "vida ou morte" correr ouvindo música, mas eu achava mais leve correr assim.O tempo passava mais depressa e parecia que o esforço de cada passada não era sentido por mim.

Ainda na série "somos mutantes", que escrevi num post passado, percebi que mais uma coisa mudou desde que comecei a correr. Desta vez, o gosto pela música durante a prática da corrida. Hoje evito usar nos treinos e uso dela muito como motivação pré-treino. Tenho músicas selecionadas para dar aquele "up" e garantir a animação. Gosto de ouvir enquanto faço aquele ritual de se vestir, calçar o tênis, colocar a cinta do garmin, essas coisas. Afinal, a corrida já começa ali. =)

Ultimamente, tenho escutado uma música em especial - pelo menos todo dia de treino. Ela não é nova, mas eu acho muuuuito alto astral. Então decidi compartilhar aqui no blog. Vai que alguém se anima e começa a correr com ela. A música é de Peter, Bjorn & John, Young Folks (foi usada num comercial de carros faz um tempinho). #FicaDica



Forte abraço e bons km's!!!

Resultado: Sorteio!!!


Oi, genteee!

Tivemos onze participantes no sorteio da cortesia para o Circuito Brisas - oferecido pelo blog em parceria com a Corre Brasil. A vontade era dar uma inscrição para cada menina que se inscreveu na promoção.

Mas quem tirou a sorte grande mesmo foi a Cintya Hikari Aihara.

Parabéns, Cintya. ;)


Obrigada a todas que participaram!!

Para aquelas que não faturaram esta promo, não desanimem. Nos próximos dias irei sortear mais uma inscrição e desta vez os meninos também poderão participar. Será para Meia Maratona de Balneário Camboriú. Legal, né?

Sigam o blog e fiquem por dentro das datas e provas.

Super beijo e bons km's!!!



02 abril, 2013

Sorteio!!!

Participar de uma prova de corrida de rua feita especialmente para as mulheres já é um luxo. Agora poder curtir esta vibe "na faixa" aí então fica perfeito. Que tal ganhar uma inscrição para o CIRCUITO BRISAS, que vai acontecer na Praia Brava, em Itajaí (SC).
A Corre Brasil fechou uma parceria com blog e está concedendo uma cortesia na inscrição para mulherada.Quem vai querer?? =)

A prova acontece no dia 14 de abril, nas distâncias de 5km e 10km. Confira abaixo o banner de divulgação com tuuuudo que será oferecido para as meninas. Mais informações no site oficial. Clique aqui


Como Faz - Pra participar é só deixar um comentário neste post com seu nome e email de contato. O resultado do sorteio será divulgado na sexta-feira, dia 5 de abril, a partir das 14 horas. A apuração será feita pelo sistema random.org. 

Participa!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...