29 outubro, 2013

Stop mimimi e go run!


Depois de quinze dias de molho, nesta quarta-feira devo voltar aos treinos. Nem acredito que vou voltar a sentir a pista, o vento bater forte nos cabelos e ganhar aquele gás que só a passada da corrida proporciona. Não foi uma lesão que me derrubou, foi uma crise imunológica. Foi aí que entendi que eu realmente precisava parar um tempo.

Foi conversando com a minha endocrinologista, Dra. Ana Paula Moritz, que ela me alertou que eu estava com estresse físico. Que meu corpo estava fadigado, que a imunidade estava baixa e tinha um nome "excesso de treino".

Eu acho que não cheguei a comentar aqui no blog, mas sofri muito na primeira semana pós meia-maratona. Talvez tenha sido aquela sensação de dever cumprido, prova na conta e quando nos permitimos a pensar "agora posso relaxar". Então começou uma maratona de resfriado, herpes na boca (não me dava há anos), fadiga, sono intenso, amidalite, sinusite, otite e nem sei mais quantas "ites". O que o inverno inteiro eu respirei saúde, nesse início de primavera sofri doente. 
Eu não sou fã de fazer #mimimi. Prefiro me ausentar a contar histórias tristes. Mas, acho que este aprendizado pode valer de informação para os amigos. Afinal, o cansaço teve um diagnóstico: excesso de carga, treinos intensos e falta de descanso. 

Por isso, vale ficar mais atento aos sintomas decorrentes de doenças que são mais comuns quando as defesas do organismo estão frágeis, como herpes, amigdalite e estomatite; infecções na pele; otites; gripes e resfriados. Fica dica.

Para brindar a minha volta à corrida, baixei uma música antiga (1984), mas que tem um gás maravilhoso. É trilha sonora do filme Ruas de Fogo, com a Diane Lane. Quem lembra?? Amo!!!


Forte abraço e bons km's turma!!!

26 outubro, 2013

Corra e seja feliz.


Acho que desde que comecei a correr (e já se faz pouco mais de quatro anos), nunca terminei triste um treino. Numa matemática simples, isso seria 100% de aproveitamento das minhas corridas no quesito alto astral e bem-estar.

Pensando nisso, lanço aqui um desafio para aqueles que nunca calçaram um tênis e se aventuraram no mundo corrida. Uma prática de vinte minutos já é capaz de liberar a endorfina e a sensação de alegria pós-treino. Seja no trote ou intercalando com caminhada, junte-se a nós e venha correr de bem com a vida.

Forte abraço, bons treinos e bom final de semana!!!

24 outubro, 2013

Circuito Floripa Run #EuVou

Se tem uma prova que eu inseri de vez no meu calendário de corridas é a Corrida Feminina. O Circuito Floripa Run - Corrida Para Mulheres chegou este ano em Floripa e já está "caminhando" para sua terceira edição. O evento vai acontecer na cidade de São José, localizada na Grande Florianópolis, no dia 7 de dezembro, e marca minha despedida do calendário de provas de 2013.

Tenho um carinho especial por essa prova, pois eu a considero super competitiva. Estar entre as primeiras do pelotão não é tarefa fácil. Tanto nas pequenas, quanto nas médias e longas distâncias, o número de atletas do sexo feminino não para de crescer. Para se ter uma ideia, a primeira edição contou com 345 participantes, enquanto na segunda edição tivemos 556 corredoras (ambas, nas duas distâncias: 5k e 10k) Foi quase o dobro do número de concluintes. \o/

Vocês tem dúvidas, que o circuito será mais uma vez um sucesso? A prova vai ser noturna e terá todos os mimos que as meninas gostam: música, massagem e espaço beleza. Que demais!!

A 3ª edição vai ser top demais!! Vamos?

DATA E LOCAL
O CIRCUITO SÃO JOSÉ NIGHT RUN – Corrida para Mulheres acontecerá no dia 7 de dezembro de 2013, com largada e chegada na Avenida Beira Mar de São José ao lado do Centro Multiuso.

PROGRAMAÇÃO
18h30min às 20h00min – Entrega dos Chips na Arena
20h30min – Largada CAMINHADA E CORRIDA
21h30min – Início da Cerimônia de Premiação

PERCURSO
CAMINHADA 2,5km
CORRIDA 5km e 10km

Informações e inscrições em http://circuitofloriparun.com.br/

Bora correr de bem com a vida??

Abraço e bons km's!!!

23 outubro, 2013

Mantra

Imagem: Google

"Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras." (Reihold Niebuhr)

Faz quatro dias que não corro e isso pode se estender por uma semana. Me descuidei e acabei inflamando a garganta, sentindo o ouvido e ganhando uma sinusite. Resultado: estou de molho. Ou quase de molho, afinal tenho o desafio 30tododia e tenho cumprido de uma maneira alternativa (caminhada, alongamento...) Então me veio a ideia de achar um  mantra que me concede-se calma e aceitasse o fato numa boa. O que não tem remédio, remediado está, não é mesmo?

Segundo o site Mantras Indianos, a prática do mantra pode ajudar a se sentir mais calmo e energizado. "Pode ajudá-lo a lidar com situações difíceis ou desagradáveis, propiciando uma ideia do que fazer ou ajudando-o a ter paciência e perspectiva para simplesmente deixar que as coisas aconteçam. Pode ajudá-lo a realizar seus desejos e transformar seus sonhos em realidade". 

Inclusive, existe um mantra específico para os atletas aumentarem a sua força e agilidade. Isso vale para nós corredores. Aí vai: Om Sri Hanumate Namaha. Vale tentar, o que acham??

Forte abraço e bons treinos turma!!

21 outubro, 2013

Treino Teste: short de corrida.

Imagem: Divulgação | Nike
Considero os treinos de final de semana excelentes para realizar testes. Porque são dias que, por via de regra, você tem mais tempo livre e caso dê algo errado, tem mais chance de se recuperar. kkk Sendo assim, sábado fiz um treino teste e corri com um short de corrida

Normalmente uso uma bermuda da nike (amo! tenho 3 iguais), que me adaptei super bem. Só que em 2009, eu comprei um short e de lá pra cá nunca usei. Pra ser sincera usava em casa, mas não para correr. O motivo é bem simples: as assaduras. Como estava acima do peso, ficava assada nas coxas e isso me incomodava muito.

Então me lancei no desafio do short. Usei vaselina (uma amostra que ganhei de loção oleosa contra assaduras) e torci para que funcionasse. Se doesse nos dois primeiros quilômetros, prometi que voltaria pra casa. Caso contrário, faria do treino um longão de sábado. Para minha alegria: deu tudo certo. Fiz o longão toda animada na areia da praia. =] Que venha o verão!!

E vocês, já usaram dos treinos para fazer algum teste?

Forte abraço e bons km's!!

20 outubro, 2013

Benefícios do Mamão

Quando criança, ouvi que quanto mais cortamos o cabelo, mais forte crescem os fios. Já tinha o hábito de 'cortar as madeixas' a cada três meses. Mas, de um tempo pra cá, notei que meu cabelo e as unhas tem crescido muito rapidamente. É uma teoria, mas acho que isso tem a ver com a alimentação. Listei mentalmente os alimentos que não faltam na minha dieta diária e percebi que o mamão é um deles.

Pesquisando sobre o  fruto, descobri que ele é rico em água, vitaminas A, C, cálcio, potássio, outros minerais e fibras; - o que contribui para renovação das células e recuperação dos tecidos, deixando a pele da gente mais bonita. Viva o mamão!!!

Eu tenho o hábito de comê-lo no lanche da tarde, picado na "cambuca", in natura mesmo. Mas, para quem não está acostumado a comer frutas, minha dica é uma boa vitamina com maçã, banana, aveia e mel. Power!!hehehe Abaixo alguns benefícios da frutas, apresentados pela nutricionista Larissa Signori, em entrevista para o blog Barra de Cereal.

8 Benefícios do MAMÃO

1 - Ajuda a regular o intestino, pois possui boa quantidade de fibras, que facilita assim a evacuação.

2 - Possui carotenóides que estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.

3 - Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), que auxiliam no sistema imunológico.

4 - É rico em vitamina C, que acelera a cicatrização e possui propriedades antioxidantes, capazes de bloquear a formação de diversas substâncias causadoras de câncer.

5 - Possui fósforo, que aumenta a resistência dos atletas, combate a fadiga e é um bom tônico geral.

6 - Outra substância interessante é a papaína, uma enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas. Destaca-se ainda sua utilização industrial ou comercial, para o amaciamento de carnes.

7 - Ótimo para pacientes com dificuldade de mastigação ou convalescentes por ter a polpa macia e fácil de mastigar e digerir.

8 - Contém fibras solúveis, que ajudam na redução do colesterol quando associado a uma alimentação saudável e a prática de exercícios.

Não é demais? Bora incluir o mamão no prato.

Forte abraço e bons treinos!!

18 outubro, 2013

Parceria dentro e fora da pista.



Talvez muitos de vocês não saibam que sou casada há 12 anos. Sempre penso em quanto passou rápido e sinto como se ainda estivéssemos em lua-de-mel. Pode parecer piegas, mas é a pura verdade. Ter um companheiro, um parceiro, é tudo de bom.
Entrei nesse assunto, porque numa proporção de nove em cada dez pessoas, escuto a simples pergunta: "o teu marido também corre?". Não, ele não corre. Mas, me acompanha sempre. E ter esta parceria é fundamental para persistir em nossos objetivos.
Não deve ser fácil pra ele acordar antes das seis da manhã, em dia de prova, com sol ou chuva, para simplesmente ficar me olhando correr. Fora o trabalho de carregar todas as tralhas, cronometrar o tempo, contar quantas mulheres chegaram antes de mim, bater fotos/videos durante o percurso e sorrir quando chego toda vermelha e descabelada. Ah, o amor!
Nunca vou esquecer o dia em que só pude fazer o longão tarde da noite e ele foi de carro acompanhando o meu treino esquina a esquina da rodovia. Tudo para me passar segurança e que eu não perdesse o meu treino do fim de semana.  Realmente não tem preço. 
Em casa, somos dois esportistas. Ele no jiu-jitsu e eu na corrida. Uma parceria de sucesso. Cuidamos um do outro para poder realizar nossos sonhos. Minha gratidão. Biano, loveu4ever!!
Conheço outros casais que se uniram dentro e fora das pistas. Acho lindo este companherismo. Fico feliz em ler relato de amigos, nos blogs, contando o quanto as famílias os apoiam e incentivam no esporte. Dá gosto ler esta alegria. Um viva ao amor!!!

Carregando a mochila, batendo as fotos, fazendo os videos...
ELE sempre está lá. =]


Forte abraço e bons km's!!

14 outubro, 2013

Sorteio

Participar de promoções já é legal. Ganhar é ainda melhor!!

Já contei que amo promoções?? Algumas semanas atrás participei de um sorteio no blog Julian Runner - corredor de Curitiba. Ele fez uma parceria muito bacana com o pessoal da empresa Capas Fitness, cujo sorteei no início no ano aqui também, e com a empresa de equipamentos esportivos Run42k. Tem vários brindes legais. 

No último dia 30 de setembro, fui sorteada com um par de meias mizuno. Não é demais?? Chegou hoje o produto (mesmo com greve dos correios). Para quem quiser tentar a sorte, o Julian está sorteando inscrições para provas em Curitiba e ainda tem sorteio de prêmios/brindes até o mês do natal. O link é este aqui => http://www.julianrunner.com.br/ Corre lá!

Valeuuu, Julian. Parabéns pela iniciativa!!

Forte abraço e bons km's!!

09 outubro, 2013

30 dias.

Resumo da semana no desafio 30 todo dia. 
É comum observar numa planilha de treino de um triatleta, todos os dias preenchidos com atividades físicas. Seja por treinos de natação, bike ou corrida. Dá gosto ver o calendário do Milton e do Fábio. 

Eu costumo usar um calendário de parede (que ganhei com a assinatura da revista Contra Relógio), para marcar todos os treinos, provas e tempos na corrida. É muito bacana você ver a evolução do seu treinamento. E de quebra é de fácil manuseio e acesso.

No entanto, o máximo que cheguei a ter foram 23 atividades listadas (em mês de férias ainda). Com essa ideia do desafio 30 todo dia, percebi que será o meu primeiro mês (e porque não?) todo "cheinho" da planilha. Dá até uma motivação extra pra ver tudo pintadinho. 

Pra quem está pensando em realizar o desafio e ainda está balançado com a ideia se pode ou não conseguir, sugiro assistir o video abaixo. Quem me passou o link foi o Brunno, do blog Movido a Endorfina. Achei sensacional. Inclusive, dá para aplicar a ideia em qualquer segmento da sua vida. Eu estou pensando em criar o desafio 30 dias sem chocolates para novembro.kkk

O video Try something new for 30 days, por Matt Cutts, mostra que 30 dias é mais ou menos o tempo que se leva para adquirir um novo hábito, ou abandonar um hábito antigo (no caso de deixar de fazê-lo). Assista e me diga se não era a motivação para você realizar seu novo projeto.



Forte abraço e bons treinos!!

07 outubro, 2013

Driblando a TPM

Ilustração: Caco Galhardo | Folha Equilíbrio

Não tem jeito: uma vez por mês, a mulherada acaba sentindo os reflexos do ciclo menstrual. Nem todas sofrem de cólicas, irritações, inchaços ou gulodices. Porém, nove em dez lamentam dos seus efeitos. Não sou daquelas que se abalam emocionalmente, mas estou no time que faz da bolsa de água quente a sua melhor amiga.
Durante a menstruação, o organismo produz grandes quantidades de prostaglandina, substância responsável pela contração do útero, e é essa movimentação que causa as dores. “A contração é necessária para a descamação completa do endométrio (tecido que envolve o útero), porém, sua intensidade pode variar de acordo com cada ciclo menstrual”, explica a ginecologista Erica Mentelli, em entrevista para Revista W Run.
Praticar exercícios físicos é uma solução contra a dor menstrual, pois eles aceleram o metabolismo e a circulação sanguínea em todo o corpo. “A endorfina relaxa toda a musculatura, ajudando nessas horas”, comenta a especialista.
Com desafio 30 todo dia, eu fiquei me perguntando como iria cumprir o dia de hoje. Correr nestas condições, ou mesmo pegar friagem num treino de bike, seria difícil pra mim. Então lembrei que posso recorrer ao pilates e algumas séries de alongamento, feitos no colchonete em casa.

E vocês, meninas, como fazem para driblar a TPM?

Um abraço e bons treinos!!

04 outubro, 2013

Deadline


Essa semana, nos treinos de corrida, senti a primeira brisa da primavera. Os últimos dias tem sido de tanta chuva em Santa Catarina, que quando senti o ar quente no rosto nesta quarta-feira é que me dei conta que chegou a nova estação. A temperatura média nos treinos foi de 20ºC, bem acima das últimas semanas.

Em decorrência disso, os parques e locais de treino em Floripa vem ganhando novos adeptos a cada dia. Seja de pessoas fazendo caminhada, corrida, ciclismo, patins e até trx. A cidade está simplesmente transpirando endorfina. 

Acredito que alguns ficarão conhecidos como "atletas de verão", mas outros tomarão gosto pela prática do exercício e seguirão nesse ritmo por mais uma temporada. Independente, eu acho o máximo ver a galera se exercitando. Vale mais uma pessoa na orla correndo do que duas no sofá.

Pra este fim de semana, me propus a fazer treino de bike, corrida (longão) e alongamentos. Foco no desafio 30 todo dia e no projeto correr de top. O horário de verão é daqui a 15 dias e isso significa que o deadline do final do ano está chegando. E aí, vem a pergunta:

Vocês estão em dia com seus desafios?

Bora correr. Bons treinos, turma!!!

01 outubro, 2013

Dieta de corredor: carboidratos


Vou contar um segredo pra vocês. Até alguns anos, eu não sabia o que era carboidrato. Fui aprender depois que comecei a correr e iniciei o processo de reeducação alimentar. Podia ter vergonha disso, mas pelo contrário, acho legal compartilhar e mostrar que a gente sempre está aprendendo alguma coisa.

Na minha cabeça, carboidrato era apenas pão, arroz, biscoito, bolo (tudo que continha farinha) e açúcar.  Foi aí que fui estudar o assunto e entendi que os carboidratos são excelentes fontes de energia para o organismo e também podem ser encontrados em frutas, verduras, cereais entre outras coisas.

Desde então, inclui pelo menos cinco frutas na minha grade diária de alimentos, além de verduras e cereais. Distribuo em porções pequenas de três em três horas. Foi um processo gradativo, onde fui observando, testando como meu corpo reagia depois do treino e no seu desempenho. Para mim, tem funcionado muito bem. Não pelo aspecto de emagrecimento (que inevitavelmente acontece), mas pela sensação de bem-estar e saciedade mesmo. 

Meu conselho.
Sabe aquela expressão "cada cabeça, uma sentença"? Pois é, na nutrição esportiva eu acho que é bem por aí. O que faz bem para mim pode fazer bem para ti, mas também pode fazer mal. Afinal, cada um tem um organismo diferente, seja no quesito de peso, idade, sexo e rotina de treino. 

Achei uma matéria muito bacana, da nutricionista Tatiana Zanin, que explica os tipos de carboidratos. Recomendo fazer uma consulta com um profissional e escolher as melhores opções para o seu caso. #FicaDica

Carboidratos simples

Os carboidratos simples são alimentos em que os "açúcares", ou carboidratos que possuem, não precisam de muito tempo para serem digeridos, sendo rapidamente absorvidos, indo para o sangue e sendo consumidos. É isso que rapidamente "dá" fome novamente. Alimentos ricos em carboidratos simples estão presentes em alimentos bem doces, como açúcar refinado, pão francês, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, cereais como cornflakes, arroz branco, macarrão cozido sem molho, pipoca ou refrigerantes.

Esses são alimentos classificados como sendo de alto ou moderado índice glicêmico, porque o açúcar deles segue rapidamente para o sangue.

Carboidratos complexos

Carboidratos complexos têm uma digestão mais lenta e, por isso, chega até o sangue mais lentamente, promovendo saciedade por um período maior. São alimentos ideais para os diabéticos e também durante regime de emagrecimento. Eles são, em geral, mais ricos em vitaminas do complexo B, ferro,  fibras, e minerais.

Alguns alimentos ricos em carboidratos complexos são a maçã, a pera, a banana pouco madura (quanto mais madura, mais rica em carboidratos simples), o leite, iogurte, lentilhas, grão de bico, centeio.

Carboidratos para ganhar massa muscular

Para ganhar massa muscular é necessário consumir, antes do treino, alimentos ricos em carboidratos com curva glicêmica baixa ou moderada. Eles fornecem energia mais lentamente e por mais tempo, o que melhora a resistência do atleta durante a atividade física, treinando melhor e mais tempo sem entrar em exaustão.

Logo após o treino, alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico aceleram a recuperação muscular. Um bom suco de laranja, por exemplo, com ou sem suplemento proteico, deve ser ingerido logo após o treino, especialmente durante os primeiros 30 minutos após o fim da atividade, melhorando o desempenho físico.

Forte abraço e bons treinos!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...